UNI DÁ IMPORTANTE PASSO NO FORTALECIMENTO DO EMPREENDEDORISMO NO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO

por Uni

É com muito entusiasmo que a UNI – união de Líderes Empresariais fecha a semana com chave de ouro, muita coisa boa vindo pela frente. Na última quarta-feira um importante passo foi dado, a UNI convidou toda a bancada de vereadores da Câmara Municipal para um almoço executivo apresentando seus pilares, objetivos e a proposta de parceria que deseja firmar com o poder legislativo, para fomentar o desenvolvimento socioeconômico do município.

Além da apresentação dos nossos pilares o Diretor Presidente, Luigi Rotunno abordou com muita didática e objetividade a importância do empreendedor na engrenagem que gira a economia local, destacou a importância das pequenas empresas, jovens empreendedores, do papel do líder, do investimento no capital humano, dos valores, do surgimento de novos empregos gerados pelo crescimento de uma empresa e da criatividade, pontos que fomentam a economia e estimulam a integração e desenvolvimento social.

“As economias que mais crescem são aquelas onde o poder público e privado convergem na mesma direção, tendo claro e transparente qual o papel de cada um”, pontuou o Presidente da UNI, ressaltando a ausência de projetos de médio e longo prazos para o município, e a necessidade de se planejar, trazer ideias, trabalhar juntos e compartilhar esse sopro de construção, de uma sociedade mais humanizada e melhor planejada. Após sua positiva apresentação Luigi Rotunno abriu debate entre os empresários (membros fundadores e convidados)  e a bancada de vereadores que se fizeram presentes neste almoço.

O empresário e Diretor da UNI, Adilson Bohrer (Bitarron Segurança Privada) atribuiu à falta de infraestrutura do município a recusa de novos empresários em investir e sediar aqui seus negócios, citando como exemplos as enormes filas da balsa, a ausência de wi-fi em pontos estratégicos da cidade (aeroporto, rodoviária, Passarela do Descobrimento, cidade histórica etc,) ordenação do trânsito, coleta de lixo, iluminação e tantos outros. Os vereadores concordaram com a omissão de outras administrações e a letargia da atual, citando também as dificuldades que têm em encaminhar requerimentos, projetos, especialmente na gestão da mesa diretora anterior, agora renovada com sede de mudança.

Durante o debate aconteceram diversos questionamentos e as afinidades também. O Vereador Kempes Neville (Bolinha) sugeriu uma maior participação dos empresários na política, citando como exemplo a eleição para o Conselho Municipal de Turismo que, de praxe, sempre é o próprio secretário, indicado pelo prefeito em exercício. A ausência de números e dados referenciais do município e ações com parcerias entre o poder público e empresas privadas, também foram alvos dos comentários dos vereadores Élio Brasil, Robério Moura e Hélio Navegantes.

Para os Diretores e os associados UNI Líderes que estavam presente no almoço, a reunião foi  extremamente produtiva, envolvente e participativa, um importante passo para o resgate da confiança entre os poderes legislativo municipal e o setor privado, elemento essencial para à harmonia e o desenvolvimento socioeconômico desejado por todos.

Após encerramento dos debates, Luigi Rotunno representando a Diretoria Executiva, Conselho Administrativo e Fiscal da UNI Líderes, solicita a Presidente da Câmara Municipal a oportunidade de apresentar uma proposta de emenda no Plano Diretor do Município de Porto Seguro. Com a receptividade positiva a Presidente da casa legislativa, Ariana Prates e os vereadores presentes recebem individualmente da Diretora Executiva da UNI, Danyelle Coelho a minuta da proposta de emenda ao Plano Diretor que sugere a inclusão de dois artigos ao projeto inicial que se trata do título IV- Da Estratégia de Desenvolvimento Municipal e a criação do capítulo X- que aborda o Eixo do Empreendedorismo.

 

Em sua intervenção, Ariana Prates, elogiou a iniciativa dos empresários e renovou sua disposição em levar a diante a proposta apresentada pelos empresários ao Projeto de Lei, a minuta será protocolada oficialmente pela UNI Líderes em seu gabinete.

 

O presidente da UNI finaliza a reunião com a seguinte colocação, “Qual é o limite entre o esforço do empresário e o papel do poder público? Só o diálogo vai determinar esse limite”, encerrando a sua exposição e convidou a todos para degustarem do belo almoço que foi servido

Participaram da reunião-almoço os seguintes vereadores: Ariana Prates, Lázaro Lopes, Bolinha, Robério Moura, Élio Brasil, Hélio Navegantes, Van Van e Rodrigo Borges.  Pelo lado  dos empresários, além do Diretor-presidente, Luigi Rotunno, presidente do Conselho Administrativo, Márcio Michelim e a diretora executiva da entidade, Danyelle Coelho, marcaram presença também no evento, os seguintes empresários: Edison Antunes, Cícero André (Multi Carnes), Adilson (Bitarron Segurança Privada), Kevin (Serralheria Firrim), Davi (Dalpan), Heliana ( Colégio Matter), Deco ( Shopping Blue 22), Maurício ( Casa das Polpas), Fábio Grobério ( Construtora Mirante), Cid (Alumita), Fernando Firmino (Cambui Supermercado), Nilza Córdova (Córdova Imóveis) e o presidente da OAB, Subseção Porto Seguro, Leandro Fontoura.

Deixe um Comentário

X